As esquinas de Belo Horizonte

PIN

Em 1962, o cantor e compositor Milton Nascimento mudou-se para Belo Horizonte. Recém-chegado de Três Pontas, sul de Minas, ele foi morar no Edifício Levy, na Avenida Amazonas, 718, região central da capital mineira.

Foram as esquinas de Belo Horizonte, com sua efervescência cultural e uma cena musical interessante, que possibilitaram a Milton os encontros e a descoberta de novos amigos, como Márcio Borges, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Tavito, Wagner Tiso, Nelson Angelo, dentre outros.

Dessa união de talentos, do amor à música e da amizade surgiu o Clube da Esquina, movimento musical que extrapolou os limites de Minas Gerais, conquistou uma legião de fãs mundo afora e se tornou um dos patrimônios culturais de nosso país.

O livro Coração Americano registra os bastidores do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges (1972), um disco que inovou a música popular brasileira.

 

Projeto Coração Americano 2a edição”  nº 0381, aprovado no Edital 2017/2018 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

 

Hi, I'm Andrea Estanislau

Mineira de Belo Horizonte. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Design Gráfico pela Escola de Design da UEMG. Organizadora e produtora do livro "Coração Americano - 35 anos do álbum Clube da Esquina" (Belo Horizonte, 2008).

Diga algo sobre este artigo...